5 de jan. de 2015

Como escolher os alimentos certos


Olá Bom dia!!!

E ai todos prontos para o nosso desafio? #DesafioDos15

Eu acompanho vários sites e blogs e hoje vou compartilhar com vocês dicas de como escolher os alimentos corretos que li no Cozinha Fit  achei interessante:


ilustração retirada do google



É muito importante conhecer os alimentos que podem e devem ser consumidos em uma rotina saudável, bem como aqueles que podem boicotar seus planos de alimentação limpa. Mas afinal, o que é “comida de verdade”?

Bom, com exceção de frutas e legumes congelados, qualquer coisa que não venha com um rótulo ou uma tabela de informações nutricionais provavelmente é comida de verdade, por mais irônico que isso pareça. Se você percorrer o supermercado (seção de hortifruti, açougue, peixaria) encontrará comida de verdade. Mantenha distância das seções cheias de caixas, frascos e outros impostores alimentares que vêm em embalagens bonitas. Se você encontrar um rótulo cujos ingredientes não consiga pronunciar nem definir sem um livro universitário de química, fuja!!! Concentre-se no consumo de alimentos próximos da natureza o quanto possível. Isso ajudará a evitar ingredientes problemáticos os quais você não sabe se é alérgico, que podem provocar retenções,inchaço e etc.

Também fique atento aos alimentos que afirmam ser saudáveis. Se uma alimento precisa dizer que faz bem (com descrição e declarações de benefícios à saúde nos pacotes, dizendo coisas como: “Baixo teor de gordura”, “Pouco açúcar” e etc), provavelmente não é comida de verdade.

Prefira alimentos da ÉPOCA: ora, se não está na época de determinada fruta, é muito estranho que haja essa fruta fresca no mercado, certo? Isso porque provavelmente essa fruta deve estar ali graças às novas tecnologias que acabam por conservar o alimento, mas o fazem perder grande parte dos nutrientes, não tendo um bom valor nutricional, fora que é muito comum nestes casos que a fruta contenha substâncias químicas em excesso.

Para ajudar, fizemos um resumo dos tipos de alimentos que devem estar na sua rotina e os que não devem estar.

Sinal verde para: 

Comidas naturais: frutas e vegetais frescos, grãos integrais, carnes magras.


Gorduras Boas: Ovos carnes magras, abacate, frutos do mar, azeite de oliva e óleo de coco.

Líquidos:  Água e água de coco.

Sinal Vermelho para:

Alimentos processados: farinha branca, açúcar, produtos com mais de 5 ingredientes no rótulo.


Gorduras Ruins: Oléo vegetal, margarina, e manteiga.

Líquidos: Álcool, suco de caixinha, bebidas energéticas, bebidas isotônicas, cafeína em excesso.


Bjim e até a próxima!!!

Aproveitem e nos sigam também no Face e Instagram @divasnabalanca








Um comentário:

  1. topando o desafio... bem, como eu tenho uma nutri que me acompanha há pouco mais de um ano, vou preferir seguir a prescrição dela, mas garanto que é uma prescrição saudável, rs... tb recebi a planilha de treino e acho que vai ser tranquilo cumprir a parte de atividade física! bjão! amei o desafio dos 15! :*

    ResponderExcluir

 

Divas na Balança Copyright 2009 All Rights Reserved | |