8 de fev. de 2015

Suplementos Vitamínicos


Boa tarde!!! Vamos continuar nossa saga por #SuplementosAlimentares vamos falar de:


imagem retirada do google


Suplementos Vitamínicos

Os suplementos vitamínicos estão cada vez mais presentes na vida de milhares de pessoas e ainda assim a maioria sabe muito pouco sobre eles.

O objetivo destes suplementos é complementar a carência de alguns nutrientes que nosso organismo necessita. Médicos e nutricionistas são unânimes ao dizer que a suplementação não deve substituir a ingestão de frutas, legumes e verduras. O próprio nome “suplementar” já sugere que a ingestão das vitaminas deve ser adicional, ou seja, como um complemento na dieta do individuo.

Se bem aplicados, os suplementos vitamínicos melhoram a produtividade nas atividades do dia a dia, além de dar mais ânimo no trabalho e nas atividades físicas. Todas as pessoas podem tomar suplementos vitamínicos, desde que seja recomendado por um especialista.

As vitaminas naturais

Vitaminas são nutrientes essenciais que nosso corpo não produz, mas que são necessárias para que ele continue funcionando corretamente, portanto devem ser obtidos pela alimentação. Conheça um pouco sobre elas para entender suas funções:

Vitamina A

Ela é fundamental para o crescimento dos ossos, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (tecido externo). É responsável pelo aumento da imunidade e necessária para combater ações antioxidantes. Ela é encontrada em alimentos amarelos e alaranjados, folhas verdes escuras e em alimentos de origem animal é encontrada sob a forma de retinol.

Vitamina B1

Necessária para proteger o sistema nervoso, abre o apetite e auxilia no funcionamento dos músculos e do coração. Ela é encontrada no feijão, nozes, batata, carnes, banana e mamão.

Vitamina B2

Ajuda na digestão de carboidratos, proteínas e gorduras, além de ser boa para a pele e olhos. Está presente no arroz, leite, couve, ervilha, tomate e abacate.

Vitamina B6

Importante no processamento de carboidratos e aminoácidos não essenciais. É encontrada na carne branca, laranja, amendoim, soja, abacate e maçã.

Vitamina B12

Auxilia a formação de glóbulos vermelhos, protege o sistema nervoso, a pele, os olhos e o fígado. Presente no leite, carnes, frutos do mar, ovos e cereais integrais.

Vitamina C

Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e auxilia na saúde dos dentes. Está presente em frutas cítricas, tomate, couve e pimentão. Confira nosso artigo sobre Vitamina C e saiba mais.

Vitamina D

Auxilia pessoas que tem dificuldades para dormir e ajuda o organismo a absorver o cálcio. Presente em vegetais, iogurtes, carnes e gema de ovo.

Vitamina E

Auxilia mulheres a prevenirem o aborto espontâneo, além de atuar na saúde dos nervos e músculos involuntários. Está presente em carnes magras, laticínios e gema de ovos.

Vitamina K

Ajuda na coagulação sanguínea, contribuindo para o estancamento de sangramentos e acelerando a cicatrização. Presente no leite, fígado, batata e tomate.

Quem necessita de suplementos vitamínicos?

Todo mundo pode precisar tomar suplementos em alguma fase da vida, seja por motivo de doença ou deficiência momentânea de saúde. Atletas e pessoas que praticam exercício com certa regularidade também entram na lista de pessoas que precisam de suplementos, já que muitas vezes estes não conseguem repor os nutrientes apenas com a alimentação.

Porém tudo deve ser feito com cautela e sob a supervisão de um médico, nada de inventar de tomar o suplemento só porque “fulano” toma. Pesquisas da American Academy of Orthopaedic Surgeons apontam que os suplementos em excesso podem causar agressividade, mudanças de personalidade, euforia, depressão, agitação e insônia, além de agravar doenças preexistentes.


Bom hoje finalizamos nossa saga por #SuplementosAlimentares não que tenha acabado ainda tem muita coisa, mais colocamos aqui os mais conhecidos, espero que tenham gostado...

Bjus e até a próxima!!!

#DivasNaBalanca #Desafio31DiasDeSaude 

0 comentários on "Suplementos Vitamínicos "

Postar um comentário

 

Divas na Balança Copyright 2009 All Rights Reserved | |